JPL-JORNAL---OFICIAL-

domingo 16, junho, 2024 - 10:16

Economia

A base do sucesso a longo prazo

Dicas para uma gestão financeira assertiva nas empresas

image_printImprimir

A gestão financeira consiste em um conjunto de processos nos quais permitem que as empresas controlem e planejem seus recursos com assertividade, de forma a potencializar seus lucros e investimentos. Desse modo, segue algumas dicas fundamentais para que o empreendedor possa garantir o sucesso de seu negócio a longo prazo:

Planejamento financeiro

Para garantir bons resultados, elaborar um plano financeiro é essencial. Essa prática possibilita reconhecer custos, definir orçamentos adequados, estabelecer metas e os mecanismos necessários para atingi-las. Além de poder acompanhar o desenvolvimento, expansão da empresa e a eficácia de estratégias estabelecidas.

Educação financeira

Buscar qualificação e conhecimento é primordial para gerir a empresa de forma satisfatória. É preciso se informar, aprender constantemente e está sempre por dentro das mudanças do mercado. Por isso, é indispensável a procura por cursos de qualificação profissional para entender o que se passa na área financeira.

Controle do fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa é outro ponto a ser considerado para que o empresário possa ter uma visão clara das finanças do negócio. O indicado é de que tenha uma observação diária. Assim, evita prejuízos e gastos desnecessários; e facilita identificar oportunidades de crescimento.

Uso de suporte tecnológico

A tecnologia é uma forte aliada na organização, otimização e eficiência de toda e qualquer empresa. Portanto, existem inúmeras ferramentas como softwares e aplicativos de gestão empresarial, que ajudam na gestão financeira e também proporcionam maior praticidade e agilidade no trabalho. Esses sistemas auxiliam na tomada de decisões, guardam dados importantes e contribuem na área administrativa. 

Reserva de emergência 

Situações inesperadas podem acontecer. Por essa razão, a finalidade de criar um fundo de emergência é de que a empresa se prepare para possíveis crises e imprevistos no futuro. É recomendado que a marca esteja fortalecida e resistente a um momento como esse; e a reserva emergencial assegura isso.

Análise de resultados

Analisar resultados é norteador para novas tomadas de decisões. É muito além do controle financeiro. Esse tipo de monitoramento é considerável para que o gestor identifique erros e acertos. Análises dos indicadores de desempenho são essenciais para direcionar o rumo  estratégico do negócio.